sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Crise social? Nãã! É mesmo desespero...

Parece que se sente assim um "mal estar difuso no país", que pode desembocar assim para uma qualquer coisa difícil de prever, do género crise social, e que, com toda a certeza, não trará nada de bom. O aviso é feito pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) e, quem quiser saber mais detalhes, pode carregar no link para ver.

Talvez tenham descoberto o perigo tarde demais. Se calhar a coisa já não vai lá, isto porque as perspectivas do comum dos portugueses, que não têm a sorte de serem gestores ou filhos de banqueiros, não são nada animadoras. Como diria Kierkegaard, o desespero é o não esperar e é a mais mortal das doenças. Quantos já desistiram de sonhar, de ter objectivos, de se cumprirem a si próprios? Sobrevive-se dia-a-dia, sem nada esperar. E o nada esperar é o desespero, a mais mortal das doenças, que muitas vezes começa assim com um "mal estar difuso".

12 comentários:

sombra e luz disse...

ohhhh... nõ me venha com lamentações sobre os pobrezinhos dos portugueses... não há pachorra... são dos mais sortudos à face da terra... vá passar os olhos sobre o índice de bem estar-humano da ONU... traduzido em pão... saúde... educação... fazemos parte dos 20% que consomem os 80% dos recursos... uns previligiados...

Não é uma tragédia?... Somos dos melhores... mas não valemos grande coisa...
ópá... desengane-se... não somos vítimas de nada... raios... revoltemo-nos contra este fado... é todo inventado...

Beijinhos
(acho que hoje... talvez tenha bebido um pouquinho... esteve mais animado o jantar... mas é tudo verdade... se começar a chorar sobre os coitadinhos dos portugueses... vou-me passar!...:)

sombra e luz disse...

vim pedir desculpa... humildemente...

E explicar-me... na verdade parece-me interessante e pertinente a análise e consequente tomada de posição referida... a da SEDES.

O que lhe queria a dizer a si é que essa atitude desresponsabilizadora não leva a lado nenhum...
Quero então dizer o quê?... Pois quero dizer o seguinte: a história de portugal não começou ontem... se chegamos aonde estamos... é porque sempre fomos assim, um povo de amedrontados com os seus próprios sonhos... eternamente esperando a hora... aquele que há-de vir numa manhã de nevoeiro... salvar-nos... ficamos ali aninhados... acabrunhados... tivemos, ao meu conhecimento, o único ditador com voz de falsete(?!?!)... da história recente...

Que raio de povo é este rb?... Que raio de povo é este que obedece a um tipo para quem ficar quieto, sentado em cima do império das velas em cruz, fechar os olhos ao mundo e não fazer ondas era o mais brilhante lugar que um povo podia alcançar na história?

Porque amamos esse espírito servil... essa recusa de exigir de si, dos outros, e do mundo? porque o interiorizamos... e nos torna-mos uns mesquinhos incapazes de "per si" agarrar o seu destino e desejar... almejar... para si?...

Já vivi num país com uma alta ideia de si próprio e do seu lugar entre os outros povos... um imaginário colectivo solidário e universalista... também lá há desespero... e se calhar tambem...

Mas para quê morrer acabrunhado e de joelhos, as mãos cerradas sobre os olhos, o coração nas trevas?... Se é para morrer... queria morrer entre os meus, a tribo dos homens livres... de pé... de olhos bem abertos... erguendo a minha voz... morrendo pela espada... como já aconteceu a tantos antes de nós... mas lançando, como eles, a esperança por cima de tudo... e cumprir-me... sonhar para lá de mim...

Portanto... às vezes falo mais alto do que devia... mas é por pura exaltação e interesse pelo tema...
Desculpe-me... mas este assunto mexe realmente comigo.

Henrik disse...

Ó sombra....é uma parvoíce...então agora vem uma associação dizer algo que já se sabe desde o Sermão de Stº. António aos peixes do António Vieira? anda o Gil Vicente a parodiar a nossa ridícula condição, o Pessoa a vivê-la, o Eduardo Lourenço a escrevê-la para depois uma associação , ao cabo destes anos todos, levantar a suspeita que se calhar anda tudo deprimido e à beira do suicídio? é pá..grande estudo económico social..será que o fizeram ou limitara-se a ler uns livros na biblioteca. Triste é ainda se precisar de estudos para se chegar a conclusões que são pontos de partida há muito tempo. Somos um país com muita gente estúpida mesmo. Ouvi alguém, não me recordo quem, uma vez dizer que o problema de Portugal era ter muitos portugueses: subscrevo. Mas também acrescento: maus portugueses. Pois infelizmente os bons não governam nem o país nem o querem fazer (maldita prudência).

Mateso disse...

Crise Social? Que coisita! Quem ouvir o nosso primeiro parece que finalmente chegamos ao Eldorado! Enfim penso que o Engº tem uns problemitas de semântica, pudera, ele foi só matemáticas...
Bj.

Anónimo disse...

E não deve haver nada mais decepcionante e triste do que ter de viver sem esperança.

Bom fim de semana

Expresso Oriente disse...

levanto o dedo a essa pergunta...
P*** de vida...

Storm disse...

o país está doente...

Gasolina disse...

Mas afinal, deu-te de novo a filoxera?

Um beijo

Soul, Heart, Mind disse...

Mau...
Já lá vai um mês...

Expresso do Oriente

sombra e luz disse...

é!...
eu tambem acho que está na hora de voltar... rb?... vá tens de acordar... de voltar a escrever...:)

Leonor disse...

só reparei que realmente que não te aconteceu nada. Uma ausência, mas bem demorada. Mas se realmente voltaste e para escrever, sei que venho tarde mas bem vindo de novo.
Quanto ao texto, acho que já não vale a pena dizer nada a não ser que estamos em Portugal. E dias melhores? Nisso já nem acredito.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.