segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Assembleia Geral do BCP

Que os portugueses são danados para brincadeiras, não é novidade nenhuma. D. Afonso Henriques chateou-se e decidiu andar à batatada com a mãe. Depois de expulsar os espanhóis, D. João I estava aborrecido e decidiu invadir Ceuta. O infante D. Henrique que não tinha nada com que se entreter pôs-se a inventar embarcações e instrumentos de navegação. Já no século XX, o engenheiro Jardim Gonçalves, num dia em que estava mais aborrecido resolveu criar um banco, vá, um banquinho, assim uma coisita humilde.

Brincadeira atrás de brincadeira, muitas delas meritórias é certo, o engenheiro lá conseguiu transformar o tal banquito na maior instituição financeira do país. Quando se fartou um bocado do brinquedo que criou, lá decidiu convidar um amiguinho para lhe fazer companhia nas brincadeiras. Paulo Teixeira Pinto, o tal amiguinho, aproveitou o brinquedo para se lançar à Roménia e ao BPI. Não correu lá muito bem e Jardim Gonçalves quis o brinquedo de regresso para ele com receio que Teixeira Pinto causasse estragos. Os dois procuraram apoios, de gente endinheirada que também quer brincar um bocadinho (então o Berardo, esse é mesmo danado, até quer jogar Championship Manager a sério e tudo). Resultado: a brincadeira pode custar milhões aos accionistas (e há por aí alguns que se queixam que o banco andou a brincar com eles) e pode afectar milhões de pessoas que confiam no tal banquito para guardar as suas poupanças. Com tantos adiamentos e retiradas de pontos a questão que fica é: Ninguém tem mão no BCP?

9 comentários:

Anónimo disse...

O Ronaldinho esteja convosco! Ele está no meio de nós! :P

Anónimo disse...

obrigado pela visita!


aprecio seu irônico ponto de vista.

abrç

astuto disse...

Mordaz! É mesmo isso, andam a brincar com dinheiro! Cada um brinca com o que pode, mas o Joe Berardo devia jogar só Play Station...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

brincadeiras de gente rica, que podem provocar sérios riscos aos "menos ricos".

Gasolina disse...

Cuidado com as manobras de diversão... e as lavagens.

Fica bem

Marta disse...

Eu sou dos tais que lá têm as poupanças! Mas também com as minhas poupanças não se safam!

:)

Anónimo disse...

Ter mão no BCP...ora aí esta algo estimulante para me desviar os pensamentos futeis:)

O Aprendiz de Jurista disse...

muito bem visto, salvo um ou outro pormenor (pelo rigor dos factos) é pertinente a observação que faz.
não tenho lá nenhum, graças a deus e ao instinto de um amigo em 2000.
abraço.

SA disse...

de facto depois das nobvelas da Justiça Portuguesa ... só cá faltava uma novela de bancos