terça-feira, 25 de setembro de 2007

Fundamentação da Merdafísica dos Costumes

Podia ser uma obra de Kant, mas parece que o filósofo alemão era demasiado asseado para escolher este título para um tratado. Preferiu escolher Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Ora, se os costumes estão para além do mundo físico, como é que poderão ser Merdafísica? Porque cumprir o dever pelo dever ou agir em conformidade com o dever guiados pela razão pode, muitas vezes, dar merda. E não só no sentido metafísico do termo. Ok, confesso... é um post triste e algo merdoso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente tenho que concordar com o final do post.
Visto que é uma obra que transmite algo muito importante, o imperativo categórico.

R disse...

Ainda bem que concordas. Significa que o objectivo do texto foi cumprido. Consegues aplicar o "imperativo categórico" a alguma situação prática? Como é que a sociedade vê as coisas que não têm aplicação prática? Qual o lugar da moral na sociedade actual? Entre as opções agir pelo dever ou agir pelo mais fácil e mais lucrativo qual é que a maioria das pessoas escolhe? Quantas pessoas ousariam agir pelo dever para ficar depois na merda? E, para que conste, aprecio Kant.

Henrik disse...

AH!!! escapou-se esta...o problema é que Kant aplicou o imperativo categórico de tal modo que foi obrigado a admitir que provavelmente nunca houve uma acção moral neste mundo. Acontece, que a moral ensinada por Kant tem praticamente um estatuto parecido ao das verdades lógicas. Ups..correcção das VALIDADES lógicas..só subtilezas..

astuto disse...

O facto de não termos acções puramente categóricas, não nos impede de saber qual é o ideal a que nos devemos aproximar o mais possível.

Cumprimentos.

PS: o post não é merdoso, pá!

eskisito disse...

E bizzaro no mínimo...
Algo me diz que acordaste assolado por uma série de dúvidas existenciais. Não te preocupes que isso passa.
Um abraço.

Mateso disse...

O imperativo categórico Kantiano é a negação do pragamatismo e, parece-me que vivemos numa era excessiva d'ele e por ele. Logo, penso , existindo que o teu post é metafisicamente falando a antítese do merd...categérico e imperativo!
bj.