quarta-feira, 18 de julho de 2007

O fragmento de teoria literária da semana

Em relação à ficção: estará dentro ou fora da realidade? E a realidade, estará dentro ou fora da ficção? Existirá uma relação entre o real e o ficcionado? Podemos encarar o real como o que nos rodeia; mas a ficção, terá ela uma relação com o real, mesmo que essa relação não seja mais que uma relação de antonímia? Se assim fosse poderíamos definir a ficcionalidade como não sendo o real. No entanto, se a relação de antonímia entre real e ficção fosse verdadeira, realidade e ficção seriam indissociáveis. Mas será mesmo assim?

Encarando o real como um inferno cruel, onde cada acção representa um sujar de mãos para a existência de quem a executa, poderemos questionar o seguinte: sendo o real constituído por factos cruéis, será a efabulação/ficção um refúgio?

7 comentários:

beleza de mulher disse...

a realidade é uma ficção podes bem crer

Gasolina disse...

Isto faz-me lembrar uma discussão em tempos de faculdade... a dialéctica da problemática ou a problemática da dialéctica.

A verdade é que a ficção socorre-se de enquadramentos reais para atestar a força do texto; no entanto, ficcionamos o nosso quotidiano de maneira a aligeirá-lo, como defesas ou expectativas projectadas num sub-mundo de sonhos e até de paranóias.
Mas nunca antonimicas.

Abraço.

eskisito disse...

Daí a questão da realidade ser mais estranha que a ficção, porque por muita imaginação que tenhamos, a realidade tem sempre o dom de nos surpreender.

Diogo disse...

Em relação à ficção: estará dentro ou fora da realidade?

TV Blogo – Os atentados de 29 de Junho de 2007 em Londres

Keith Olbermann, no programa COUNTDOWN da MSNBC, convidou Larry Johnson, ex-oficial da CIA, e ex-oficial do contra-terrorismo, para comentar os «atentados» de 29 de Junho em Londres:

Larry Johnson: E, claramente, os tipos que fizeram isto, são terroristas yuppies no mínimo. Tinham dinheiro para um Mercedes, mas não tinham dinheiro suficiente, para aprenderem a fazer uma bomba decente que realmente explodisse. Graças a Deus!

Keith Olbermann: Onde, para além de si, estão os cépticos que sabem do que é que estão a falar? Existe algum problema com opiniões na televisão sobre o terrorismo, em que nove em cada dez tipos que vêm à televisão têm todo o interesse em que seja terrorismo, porque de outro modo as suas personagens e as suas companhias nem sequer existiam?

Vídeo legendado em português

hfm disse...

Obrigada pela visita.

Vim aqui encontrar muito para ler e do género que gosto. Voltarei seguramente.

Sobre este tema haveria muito para comentar.

Acima de tudo ficção e realidade por vezes confundem-se mas nos dois sentidos pois ficcionamos a realidade e servimo-nos dela para a nossa ficção por muito que mudemos enquadramentos, personagens, textos. Vale a pena pensar sobre o assunto.

blue disse...

o real, felizmente, não é apenas constituído por factos cruéis, RB...

Unknown disse...

A ficção é uma parte da realidade, porque a ficção só é ficção enquanto realidade. A ficção enquanto ficção é real, existe, é um livro ou um filme, por exemplo. Espero já ter confundido bastante neste ponto do discurso.