domingo, 24 de junho de 2007

Dúvidas de um escritor ao começar uma narrativa

No princípio Deus criou o céu e a terra… É muito fácil dizer que no princípio isto, no princípio aquilo… O problema é que no princípio nada existe e temos de transformar a coisa nenhuma num céu e numa terra. É por isso que nos é sempre difícil criar um princípio para o que quer que seja. Para construir uma narrativa temos de criar um céu e uma terra e tudo o resto até que o Verbo seja carne. O que custa é iniciar… Vamos acumulando sonhos na nossa memória, pensamentos que nos assaltaram nas nossas vigílias, sensações que experimentámos e experiências que sentimos. Podia começar com o célebre «No princípio Deus criou o céu e a terra».

Não!!! Nada disto!!! É preciso estar muito desesperado para começar com o princípio da Bíblia. E se começasse com um gajo a assobiar uma melodia de uma sinfonia qualquer?

Não serve!!! E se… e se… mal de nós quando tudo principia por um mísero e se… Imaginem Deus a criar o mundo, o universo ou o que quer seja… Imaginem Deus a pensar: e se criasse primeiro uma mulher e depois um homem? … E se pusesse seios ao homem e barba à mulher?... E se em vez de maçãs o fruto proibido fosse um morango? … Assim sempre era mais afrodisíaco, e com um bocadinho de chantilly o Paraíso seria tema recorrente em filmes pornográficos... E se… e se… Tudo o que principia por um reles e se nunca passará de uma reles experiência do que quer que seja. É como construir uma casa sem alicerces, é como parir sem gravidez... E se a minha personagem fosse um mísero e reles vagabundo sem consciência de si?....

18 comentários:

Mulheka disse...

"E se..." duas meras palavras que podem ser muito duras na vida de qq pessoal. Viver numa constante dúvida é terrivel!

E se eu fizer isto em vez daquilo?
Vamos lá esquecer os "e se's" e fazer os mais espontâneo... sem dúvida que os resultados vão ser melhores!

beleza de mulher disse...

bem vou ler e jà venho

beleza de mulher disse...

bem so tenho a dizer agradeço a DEUS por ter criado um homem como tu heheheheheh

foryou disse...

1º não gosto dessa ideia dos homens com seios e mulheres com barba! :P

2º isto tem ses a mais para o meu gosto! :P

:)

Laura disse...

Oi..
Escritor pode e deve inventar e nem precisa de copiar! Escreve, deixa sair de ti o que for, escreve, não olhes para trás da escrita, e daqui a um ou dois dias (deixa-la ficar em vinhadalhos) vais ver que gritas de satisfação e perguntas.....Isto fui eu que escrevi?, acontece comigo. experimenta lá e começa lá por algum lado, senta-te, mente vazia de tudo, nada do que até aqui pensaste ou escreveste serve.
Começa agora e o que brotar é uma semente que todos os dias regarás e vaus ver..Nunca me engano. Força!

A. João Soares disse...

E se eu escrevesse um comentário? E como começar?
Primeiro, agradeço a visita ao Mentira e o comentário.
Mas estou com a Laura. Pensar demais tolhe a acção. Havia um treinador de futebol que dizia mais menos isto: pontapé para a frente e fé em Deus.
Se não se iniciar, não teremos nada para retocar, aprimorar, corrigir. Mas se arrancarmos mais ou menos com a inspiração do momento, depois podemos alterar e melhorar. Quantas vezes temos uma ideia muito bem estruturada e, quando começamos a teclar, sai uma coisa diferente e a ideia nem aparece.
Pensar é preciso, é indispensável, mas como tudo o mais não devemos exagerar no plano inicial; a flexibilidade na continuação da acção, pode transformar um início tosco numa obra muito interessante.
Um abraço

Adrianna disse...

eheheheh deixaste-me baralhada de tanto pensar que acabei por deixar um comentário num teu teu post com quase 15 dias!faço que melhor resultam, são aquelas sobre as quais não penso, tipo penso e executo eheheh
Tou como o outro ... "eu nunca tenho dúvidas!" ahahah

astuto disse...

A mim o que me intriga não é o princípio das coisas, é saber o que existia antes do princípio.

E deus não criou o céu e a terra, isso foi serviço do Big Bang!

Cumprimentos.

contradicoes disse...

E se Deus criou a Terra quem criou os
outros planetas, cometas, etc. Efectivamente tudo quanto tem um princípio tem necessariamente de ter um fim ainda que este possa ser longínquo. Se por exemplo amanhã chover vai ser complicado para quem esteja de férias programar o seu dia de praia.Mas se isso acontecer não vai de modo nenhuma transtornar quem tiver de ir como eu trabalhar logo pela manhã.

Catarina Soutinho disse...

Sempre achei o "quando" melhor que os "se".
"Quando for rico." Muito melhor do que: "Se for rico..."
"Quando for feliz!" Melhor do que:
"Se for feliz..."
Na verdade, uma frase com "quando" é finita, é quase certa. Com se temos sempre os inivitáveis três pontinhos a sugerir que nada daquilo irá acontecer...
SE, pelo menos, eu soubesse QUANDO algo irá acontcer... Agora baralhei-me. Abraço Valetiano

R disse...

A vantagem do "quando" é que pressupõe uma vontade do indivíduo em alcançar algum objectivo. Já o "se" adequa-se ao indivíduo diletante que quer fazer tudo e mais um par de botas e acaba por ficar quietinho. Por outro lado, o "se" transminte indecisões, portanto é que este texto é um texto de "ses"... um bocado benfiquista mesmo.

Marta disse...

Se a tua personagem fosse um misero vagabundo, a malta gosta de te ler na mesma! :)

Mas gostei dessa ideia de paraíso, com morangos e tal! ( não terás ido à feira erótica este fim de semana não?) :))

Ácido Cloridrix HCL disse...

Nem tu és um vagabundo pá,,,, e ainda bem que Deus criou Eva,,, se não isto era uma desgraça do carago sem mulheres,,,, dasssss....
HCL

Jay Dee disse...

Fizeste-me lembrar Bernardo Soares com esse texto.

Anónimo disse...

a palavra "se" e muitas vezes dita e nao devia!nao achas?beijinho!

Henrik disse...

Honestamente, essa do vagabundo sem consciência de si é provavelmente a ideia perfeita para escrever um texto. Falamos constantemente de consciências, porque pensar é ter consciência, mas e se descrevêssemos factos sem neles pormos juízos de valor e interpretações de consciência? eu acredito que daria um belo e texto e tu?

Conguitos disse...

bem ao ler o post so me lembrei de "Era uma vez..."
Não dá. Pensando novamente llolll
beijokinhas

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado